PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 2ª SUBSEÇÃO DE BARRA DO GARÇAS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

OAB e TJ buscam juntos saídas para a crise do Judiciário de Mato Grosso

07/04/2010 13:00 | Parceria
    Participaram também da reunião e ativamente das discussões sobre a crise do Tribunal de Justiça os desembargadores Rubens de Oliveira dos Santos Filho, Luiz Ferreira da Silva e Maria Helena Póvoas, todos oriundos do quinto constitucional da OAB, e o desembargador Marcio Vidal. Pela OAB estiveram presentes, além de Cláudio Stábile, os ex-presidentes Francisco Faiad e Ussiel Tavares, o secretário geral da Ordem, Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária adjunta Fabiana Curi, o diretor tesoureiro Cleverson Pintel, e os presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior de Advocacia, Leonardo Pio da Silva Campos e Ulisses Rabaneda dos Santos, respectivamente, e Juliana Gimenes, presidenta da Comissão dos Juizados Especiais da OAB.
 
    
    Abrindo a reunião da visita institucional, o presidente Cláudio Stábile Ribeiro defendeu a abertura de um amplo diálogo entre e OAB e o Tribunal de Justiça na busca de uma solução para os problemas que afetam o Judiciário e que atingem proporções alarmantes. "A OAB está muito preocupada com o futuro do Judiciário de Mato Grosso no cumprimento de sua missão de atender com eficiência e celeridade a população mato-grossense" - afirmou o presidente. Ele destacou que, ao lado dos desvios de condutas de magistrados que devem ser punidos na forma da lei, a Justiça Estadual apresenta sérios problemas estruturais nas comarcas do Estado, com a falta de juízes e servidores para dar agilidade ao Judiciário,  lembrando que Mato Grosso é um dos estados que mais cresceram nos últimos anos, enquanto a Justiça não acompanha esse desenvolvimento. Segundo Stábile uma das maiores preocupações da comunidade jurídica de Mato Grosso é a Primeira Instância, ressaltando que algumas varas permanecem sem juízes há anos porque até agora as vagas não foram preenchidas.
 
    
    O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso disse que aproveitava a visita institucional para buscar o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil para a crise do Judiciário. "A cada dia surge um fato novo no Judiciário" – disse o desembargador José Silvério Gomes – ao se referir aos sucessivos escândalos que têm envolvido o Judiciário, que chamou de "caldeirão". Conforme o presidente do TJ, o apoio da OAB é muito importante "para a Justiça sair dessa situação". Lembrou o desembargador Silvério Gomes que no TJ ninguém quer esconder nada e defendeu que todas as denúncias sejam apuradas, como estão fazendo o Superior Tribunal de Justiça e o Conselho Nacional da Justiça, mas dentro do processo legal. "Nenhuma instituição tem interesse nessa situação do Judiciário. Muito menos a sociedade" - ressaltou.
 
    

 


WhatsApp