24/09/2021 16:00 | RECONHECIMENTO
Foto da Notícia: Advogados Paulo Lacerda e Zelcy Dall'Aqua recebem homenagem do Conselho da OAB-MT
imgEm reconhecimento aos serviços prestados à advocacia mato-grossense, os advogados Paulo Sillas Lacerda e Zelcy Luiz Dall’Aqua receberam na manhã desta sexta-feira (24), homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), em reunião do Conselho da Seccional.

“Desde 2016 temos tido a prática de homenagear, em vida, os grandes nomes da advocacia de Mato Grosso. Esse reconhecimento fortalece toda a advocacia, pois suas trajetórias já fazem parte da história da OAB-MT. Vocês servem de inspiração para todos nós”, destacou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, ao entregar as homenagens aos advogados.

Formado em Direito em Jataí (GO), Paulo Sillas Lacerda advoga em Barra do Garças há 28 anos, tendo contribuído grandemente para as lutas da advocacia local. Além disso, atuou como professor de Direito Penal e Legislação Social em duas faculdades no município. Hoje, atua em escritório próprio, militando nas áreas do Direito Empresarial e Rural. "Me faltam palavras para agradecer essa homenagem. Estou emocionado e agradeço imensamente a esta instituição, da qual sinto muito orgulho de fazer parte", afirmou Lacerda.

O presidente da Subseção de Barra do Garças, André Luiz Soares Bernardes, que foi aluno de Paulo na faculdade de Direito, destacou a importância dele para a advocacia da região. "Essa homenagem é em nome de todos os advogados que você ajudou a formar, como agradecimento por toda a sua atuação, por seu exemplo de vida e por nos ensinar sempre a perseverar", completou.

Já Dr. Dall’Aqua, como é conhecido na região, é natural do Rio grande do Sul. Se estabeleceu em Mato Grosso em 1983, inicialmente em Colíder, onde foi presidente da 11ª Subseção da OAB no triênio 1989 a 1991. Nesse período, atuou de forma decisiva na instalação da Comarca de Colíder e da 2ª Vara Criminal, por exemplo.

O advogado ainda participou da primeira gestão da 6ª Subseção de Sinop, ocupando o cargo de vice-presidente, e integrou o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-MT como relator entre os anos 1995 e 2000 e como vice-presidente no triênio 2001 a 2003.  Além disso, foi professor e palestrante por mais de duas décadas e Defensor Público, atuando nas Comarcas de Diamantino e Cuiabá, onde se aposentou em 2013.
Zelcy relembrou sua história e das lutas pela consolidação da advocacia no Nortão do Estado e agradeceu pela homenagem. "Agradeço a toda a gestão, pela força e dinamicidade, que nos enchem de admiração. Quero compartilhar essa homenagem com todos os advogados do Nortão que já partiram e que estiveram ao meu lado nesta jornada", pontuou.

“Sua história se confunde com a história de várias subseções da OAB-MT e estamos felizes de poder conceder essa homenagem em reconhecimento e, pessoalmente, me sinto honrada de homenagear Dr. Dall'Aqua, que fez parte de minha vida desde criança e serviu de inspiração para que hoje eu me tornasse advogada", completou a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.

A reunião foi realizada em modelo híbrido e contou com a participação do secretário-geral da OAB-MT, Flávio Ferreira; do secretário-geral adjunto, Fernando Figueiredo; do Diretor Tesoureiro, Helmut Daltro; além do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), Itallo Leite; do presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), Bruno Cintra; do Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-MT, João Batista Beneti; e  Conselheiros Federais da OAB-MT.

Mel Mendes

Instagram @oabmatogrosso