PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 2ª SUBSEÇÃO DE BARRA DO GARÇAS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Tribunal de Justiça disponibiliza ferramenta para cálculos judiciais

04/05/2020 14:40 | Facilidade

    Planilhas de cálculo com atualização manual de dados, correção monetária, indexadores, juros... são muitas ferramentas usadas por magistrados, servidores e advogados para se chegar, com segurança, a valores que as partes têm direito ao final de um processo, seja no Direito Público ou Privado.

    Para contribuir tanto com o público interno, quanto com o externo do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) desenvolveu um sistema de cálculos on-line, o SISCALC/TJMT, que permite a elaboração de diferentes tipos de cálculos, de maneira a subsidiar os processos em tramite.

    O presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, encaminhou ofício circular para comunicar magistrados sobre a nova ferramenta e outra a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). “O SISCALC/TJMT é uma importante ferramenta voltada aos usuários do sistema da justiça, com a missão de auxiliar e contribuir com a acessibilidade ao cumprimento da prestação jurisdicional”, diz em trecho do comunicado.

    “O Tribunal de Justiça, após a elaboração de um criterioso projeto pela Central de Conciliação de Precatórios, Departamento Auxiliar da Presidência e Coordenadoria de Tecnologia da Informação, desenvolveu o SISCALC/TJMT, ferramenta tecnológica disponível a qualquer cidadão que dela necessite, possibilitando a elaboração de cálculos os mais diversos, com acesso fácil, amigável e intuitivo, totalmente adaptável às diversas realidades que se apresentem ao cidadão”, explica o juiz auxiliar Presidência e Conciliador da Central dos Precatórios, Agamenon Alcântara Moreno Júnior.

    O sistema atualiza os valores (correção monetária), corrigindo-os com os mais diversos índices disponíveis, possibilitando a personalização de índices por períodos distintos, além da incidência de juros, nas modalidades existentes, sendo possível a sua modulação em períodos e taxas distintas.

    A calculadora eletrônica auxilia também magistrados e servidores na atualização dos valores referentes às condenações. Com isso, será possível atualizar parcelas relacionadas a débitos judiciais, honorários, entre outros.

    No caso de prévia apresentação dos cálculos nos autos pelas partes, o sistema permitirá a sua autenticação utilizando o código que ficará disponibilizado, permitindo uma garantia e confiabilidade da informação gerada.

    O sistema está disponível no sítio eletrônico do TJMT, ao lado da aba de Precatórios. Abaixo há um link para um manual, com orientação para o preenchimento do SISCALC/TJMT. Confira AQUI.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp