13/08/2019 18:03 | Xavantes
Foto da Notícia: OAB-MT e caciques de São Marcos pleiteiam ajuda de deputado federal em prol da saúde indígena

img  Depois de procurada por caciques da Terra Indígena São Marcos, no município de Barra do Garças, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) requisitou a intervenção do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, para ajudar a solucionar a falta de assistência à saúde do povo xavante na região. A reunião com o parlamentar aconteceu na tarde desta segunda-feira (12), com a presença dos caciques Xisto e Davi.

“Uma série de problemas tem ocorrido lá, morte de crianças, morte de pessoas idosas pela falta de amparo, de uma política séria que atenda à população indígena naquela região. O deputado se comprometeu de, em conjunto com a bancada federal de Mato Grosso, pleitear junto ao Ministério da Saúde uma atenção àquela região”, pontuou o presidente da Comissão de Direitos Humanos e secretário-geral da OAB-MT, Flávio Ferreira.

A parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para solucionar os problemas de assistência à saúde indígena também foi cogitada.

Outra temática tratada no encontro foi a necessidade de reforma na Escola Estadual Indígena Hambi. “Precisa, com extrema urgência, de uma reforma para ampliação. O deputado, então, pediu que se formalizasse ambos os expedientes e se comprometeu também em fazer essa reivindicação junto à Secretaria de Estado de Educação”, acrescentou Flávio Ferreira.

Assessoria de Imprensa OAB-MT