PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 2ª SUBSEÇÃO DE BARRA DO GARÇAS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Setembro de 2018 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # # 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Seminário discutirá o papel do judiciário no desenvolvimento do agronegócio

09/05/2018 13:23 | Multidisciplinar

    O Seminário “A Multidisciplinaridade do Agronegócio e os Reflexos no Sistema Judicial” será nos dias 24 e 25 de maio, no Cenarium Rural, em Cuiabá. Os interessados têm até o dia 21 de maio para fazer as inscrições pelo site www.sistemafamato.org.br/seminarioagronegocio.

    O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e Multidisciplinares do Agronegócio (IBEJMA) e tem o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

    O evento que já está na 4º edição reunirá produtores rurais, magistrados, advogados, Desembargadores e Ministros com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento, a transparência de informações e o entendimento entre o judiciário e o agronegócio. Os participantes terão a oportunidade de entender o papel da justiça no desenvolvimento do agronegócio, como também os desafios, oportunidades e entraves do setor produtivo rural no estado.

    “Nós queremos discutir como as decisões judiciais impactam o agronegócio. E, para isso, o evento vai trazer uma extensa programação de palestras e debates que irão esclarecer e mostrar a realidade e os reflexos das decisões judiciais no setor que é responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do país”, disse a gestora do Núcleo Jurídico da Famato Elizete Ramos.

    Segundo Elizete, o judiciário age em processos ligados ao agronegócio, em relações de compra e venda de propriedades rurais, financiamentos de crédito rural para insumos, compras de maquinários e outros. São processos que refletem diretamente na produção de alimentos que depende do clima, prazos para plantio e colheita. Em função disso, os produtores não podem esperar muito tempo para terem seus processos jurídicos solucionados. “Acreditamos que a partir do momento em que o judiciário conhece a realidade do setor produtivo, haverá mais celeridade na apreciação dos processos judiciais que envolvam as atividades agrícola e pecuária”, pontuou a gestora.

    Em muitas situações, os juízes designados para os casos são oriundos de estados onde não há produção agropecuária e não há vivência com o campo e isso impacta diretamente nas decisões. “Com o seminário, pretendemos que esses juristas conheçam a realidade do campo e do produtor rural, desde os problemas burocráticos e administrativos até a lida diária com o campo”, disse Elizete.

    Programação - A abertura do seminário será no dia 24 de maio, às 20h30, com a palestra “A revolução tecnológica e os seus impactos na economia” da executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação, Martha Gabriel. Mestre e PhD em artes pela ECA-USP e Educação Executiva pelo MIT, foi considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil, referência em inovação, transformação digital e educação digital.

    Martha está entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma e está entre os 50 Top em Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED.

    No dia 25, o credenciamento começará às 7h. As palestras terão início às 8h e seguirão até às 17h. Entre os palestrantes estão: o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa; o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão; o ministro do STJ, Paulo de Tarso Vieira San Severino, e o  pós-doutor em Ciência Jurídico-Políticas pela Universidade Clássica de Lisboa e professor de Direito Internacional Público da UFMT, Valério Mazzuoli.

    Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser acessadas no site: www.sistemafamato.org.br/seminarioagronegocio.

Ascom Famato


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp