PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 2ª SUBSEÇÃO DE BARRA DO GARÇAS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Abordagem da tutela provisória encerra II Congresso da OAB-MT

18/04/2018 15:30 | Processo Civil
Foto da Notícia: Abordagem da tutela provisória encerra II Congresso da OAB-MT
 
   img Considerado um dos assuntos mais complexos do Código de Processo Civil (CPC) de 2015, as tutelas provisórias foram abordadas, dentre outros temas, na manhã de terça-feira (17) no II Congresso de Direito Processual Civil, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). 
 
    “Há muita discussão envolvendo vários aspectos da tutela provisória. A gente tem que focar em alguns pontos que parecem mais relevantes para ver como a tutela provisória pode ser utilizada como instrumento de aceleração do processo”, ponderou o palestrante André Roque, que é professor de Direito Processual da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutro em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
 
    A demora para os processos apresentarem resultados práticos foi o enfoque dado a professor para esclarecer a aplicação dos tipos de tutela provisória. “Temos que fazer com que a tutela mitigue, pelo menos proporcione uma maior efetividade em tempo mais razoável nos processos judiciais”, apontou André Roque. Para ele, o Código atual uniformiza os critérios para concessão das tutelas – de urgência e de evidência – mas não atendeu, na mesma medida, quanto aos procedimentos protocolares para os pedidos.img
 
    Também abrilhantaram a manhã final do evento o juiz de Direito em Minas Gerais, Maurício Cunha, que também é coordenador do Núcleo Regional da Escola Judicial do TJMG. Ele tratou da Aplicabilidade do CPC ao Sistema dos Juizados Especiais. E, ainda, o doutorando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Welder Queiroz, que abordou o tema O Contraditório e o Princípio da Vedação à Decisão Surpresa.  
 
    Em nome da Comissão de Direito Civil e Processo Civil da OAB-MT, organizadora do evento, a advogada Luciana Póvoas fez o encerramento do Congresso. “Foi um encontro muito proveitoso para todos nós. Recebemos aqui grandes nomes do Processo Civil e conseguimos extrair lições tão importantes. Quero agradecer muito a participação de todos”.   
 
img
 
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp