PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 2ª SUBSEÇÃO DE BARRA DO GARÇAS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2020 | Ver mais
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 # # # # #

Artigo | mais artigos

A eleição não é o fim!

Data: 15/11/2020 00:00

Autor: Leonardo Campos

imgChegamos ao dia das eleições 2020, um dia histórico, pois além da oportunidade de escolher os ocupantes dos poderes Legislativo e Executivo para os próximos anos temos também a oportunidade de eleger planos de governo que podem ser decisivos para a reconstrução dos municípios em um eminente cenário pós-pandemia. 
 
Neste dia, dirijo-me aos eleitores, os principais interessados do pleito eleitoral, pois são quem contratam por meio do voto, aqueles que devem representar e administrar o interesse dos cidadãos. 
 
Durante o período eleitoral ouvimos as propostas dos candidatos para vereador, prefeito e senado, e mesmo com as adversidades apresentadas pela pandemia, tivemos tempo suficiente para conhecer as propostas e os candidatos. 
 
Contudo, a eleição não é o fim. A verdadeira participação democrática precisa acontecer ao longo dos mandatos. E aí que entra o controle social, uma das mais importantes formas de acompanhamento das contas públicas que existe, em conjunto com o controle interno (que é aquele feito pela própria administração) e o externo (feito pelos órgãos de fiscalização). 
 
O controle social se dá quando os cidadãos acompanham de perto o gasto público, a criação e execução de políticas na área da educação, segurança, infraestrutura e demais dimensões de responsabilidade da administração e do legislativo. 
 
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) tem buscado cumprir esse dever constantemente e, em um diálogo contínuo com a sociedade, queremos auxiliar nessa construção de uma sociedade cada vez mais democrática, onde o estado de direito seja respeitado, e nós cidadãos possamos usufruir dos resultados advindos da correta, eficiente e impessoal aplicação do dinheiro público.  
 
* Leonardo Campos é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).