23/03/2018 11:45 | Reconhecimento
Foto da Notícia: Fundador do TDP, Mananciel José da Fonseca recebe homenagem da advocacia mato-grossense

img“Prerrogativas, uma questão de justiça”. O lema da gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) resume um pouco da história de Mananciel José da Fonseca.

Homenageado pela advocacia mato-grossense, representada pelo conselho seccional da OAB-MT, nesta sexta-feira (23), o advogado com quase quatro décadas de atuação profissional conta com uma trajetória que se confunde com a da própria entidade.

Ex-conselheiro estadual, ouvidor e presidente de comissão, Mananciel José da Fonseca foi um dos fundadores do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da OAB-MT. O órgão que tem como missão defender as garantias profissionais de advogados e advogadas deixou de ser comissão e se transformou em tribunal, equiparando-se ao mesmo status do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), responsável pela apuração de condutas éticas da advocacia.

“Esse importantíssimo trabalho levou a OAB-MT a assumir, pela primeira vez, a presidência da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas”, destacou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

O modelo, que teve origem no trabalho desenvolvido por Mananciel José da Fonseca, até hoje é buscado por diversas seccionais brasileiras.

O exemplo do advogado na defesa das prerrogativas inspira diversos profissionais até hoje. Para o conselheiro Alfredo Gonzaga, o homenageado foi um dos responsáveis por lhe ensinar a prática da advocacia. “É justíssima esta homenagem a um profissional que há muito tempo soma para a OAB-MT. O TDP tem muito de Mananciel José da Fonseca”, comentou.img

“Ele desenvolveu um trabalho ímpar e histórico”, ressaltou o conselheiro Abel Sguarezi, que teve a oportunidade de compor a ainda Comissão de Defesa das Prerrogativas juntamente com Mananciel José da Fonseca.

Atuando como secretário-geral na gestão de Mananciel, o conselheiro Luiz da Penha fez questão de registrar seu respeito e admiração pelo colega, lembrando que sua história dentro da OAB-MT está atrelada à do homenageado.

Ainda bastante atuante, Mananciel José da Fonseca vaticina a marca de seu legado: “o advogado deve ser sempre combativo”.

Ele lembra que nem sempre os profissionais da advocacia puderam contar com o apoio que existe atualmente para defender o exercício de seu trabalho. “O advogado continua sendo mal tratado pelas autoridades e a OAB-MT não pode se distanciar deste enfrentamento. Precisamos de uma Ordem independente, que tenha autonomia para lutar pela advocacia”, comentou.

Também foi na gestão de Mananciel que foram realizadas as primeiras palestras do TDP junto à Polícia Militar. A relação, que se mantém constante nos dias de hoje, é uma das grandes ações que garantem o bom relacionamento e assegura a atividade profissional da advocacia.img

“Manaciel José da Fonseca faz parte da história da OAB-MT e deve ser todos os dias e toda hora reverenciado pela advocacia mato-grossense”, destacou Leonardo Campos.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
(65) 3613-0928/0929